Imprimir Página

Formação

Etapas de Formação na Vice Província de Fortaleza

  • Aspirantado

O aspirantado tem por objetivo criar o espaço para adaptação do formando, mediante ajuda apropriada, prepará-lo para a vida comunitária religiosa e acompanhá-lo de forma subjetiva e personalizada, introduzindo-o no conhecimento da CSsR e da unidade residente. O aspirantado tem duração de um ano e conta atualmente com 5 aspirantes, dos quais 2 são candidatos a irmão e 3 ao sacerdócio.

  • Postulantado

O Postulantado é a etapa de formação que os candidatos a vida Religiosa Redentorista, Clérigo ou Irmão, são inseridos no meio universitário. Nessa etapa, o postulante é progressivamente inserido nas atividades missionárias da Unidade Redentorista e de outras atividades que lhe ofereçam maior conhecimento e clareza sobre a opção de vida que abraça. Os estudos filosóficos são exigidos aos candidatos ao presbiterado e, a principio, aos candidatos a irmão, que por discernimento podem optar por outros cursos, tendo em vista o projeto missionário. O postulantado tem duração de três anos. Contamos com 3 postulantes, ambos no primeiro ano de filosofia.

  • Pré-Noviciado

O pré-noviciado insere-se no Postulantado, especificamente, no último ano. É um tempo que antecede imediatamente ao noviciado. Tem por finalidade oferecer ao pré-noviço, conceitos, tempo e espaço para uma vivência comunitária mais integrada e, exatamente, conforme a índole e espiritualidade Redentorista. Atualmente temos 4 pré-noviços, 2 candidatos ao presbiterado e 2 candidatos a irmão.

  • Noviciado

O noviciado é o período no qual o noviço se prepara para assumir a vida religiosa Redentorista. O noviço firma-se no chamado do Senhor Jesus, através de uma forte experiência com Deus, mediante a integração comunitária, a vida de oração e o conhecimento da congregação. O noviciado tem duração de 1 ano e contamos com 1 noviço.

  • Juniorato

É o período formativo que se estende da primeira profissão religiosa até os votos perpétuos. Caracteriza-se pela co-responsabilidade, visando à intensificação da maturidade humana e cristã, a vivência profunda da consagração religiosa Redentorista e a capacitação especifica para o ministérios e presbiterado. O Juniorato conta com 7 junioristas, sendo um irmão.

Link permanente para este artigo: http://www.redentoristasfortaleza.org.br/formacao

Aspirantado

O aspirantado tem por objetivo criar o espaço para adaptação do formando, mediante ajuda apropriada, prepará-lo para a vida comunitária religiosa e acompanhá-lo de forma subjetiva e personalizada, introduzindo-o no conhecimento da CSsR e da unidade residente. O aspirantado tem duração de um ano e conta atualmente com 5 aspirantes, dos quais 2 são candidatos …

Ver página »