↑ Retornar para Santos Redentoristas

Imprimir Página

São Clemente Hofbauer

Um olhar sobre a vida de Clemente Hofbauer pode nos ensinar muito sobre um sonho feito realidade, sobre a oração e o serviço, sobre a perseverança na vida cristã, sobre a santidade alcançada vivendo o dia-a-dia e usando cada momento do tempo para seu fim apropriado. Clemente não foi um fazedor de milagres ou um visionário, apenas um grande e santo redentorista, que serviu o povo de Deus com o máximo da sua capacidade.

O nosso santo nasceu na festa de Santo Estevão, 26 de dezembro, do ano 1751, em Tasswitz, Morávia. Era o nono de doze filhos nascidos do casal Maria e Paulo Hofbauer. Batizado logo no dia seguinte, recebeu o nome de Hansl, ou João. Por ele seria conhecido durante mais de vinte anos até que entrou num eremitério e tomou o nome de Clemente.

Durante uma peregrinação à Itália em 1784, Clemente e seu companheiro de viagem, Tadeu Huebl, decidiram entrar numa comunidade religiosa. Os dois seminaristas foram aceitos no noviciado redentorista de São Julião em Roma. Na festa de São José, 19 de março de 1785, Clemente Hofbauer e Tadeu Huebl tornaram-se redentoristas, professando publicamente os votos de pobreza, castidade e obediência. Dez dias depois foram ordenados sacerdotes na catedral de Alatri.

Poucos meses após a ordenação, os dois redentoristas estrangeiros foram convocados pelo seu Superior geral, Pe. De Paola. Receberam a missão de voltar à sua pátria e estabelecer a Congregação redentorista no norte da Europa. Era uma nomeação difícil e insólita para dois homens recém-ordenados. Para Afonso, essa difusão da Congregação além dos Alpes era uma prova segura de que os Redentoristas iriam perdurar até o fim dos tempos. Para Clemente, era a realização de um sonho.

Ele caiu doente no início de março de 1820 e morreu no dia 15 de março do mesmo ano. Como Moisés na Bíblia, ele conduziu o povo até a Terra Prometida mas ele próprio não viveu o suficiente para nela entrar. Morreu com a gratificante notícia de que o seu segundo sonho tinha sido realizado.

Clemente Hofbauer foi beatificado no dia 29 de Janeiro de 1888 pelo Papa Leão XIII. Foi canonizado no dia 20 de maio de 1909. Em 1914, o Papa Pio X concedeu-lhe o título de Apóstolo e Patrono de Viena.

Link permanente para este artigo: http://www.redentoristasfortaleza.org.br/santos-redentoristas/san_clemente